De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 87% dos líderes de equipes de marketing e vendas afirmam que o trabalho simbiótico entre marketing e vendas colaborou diretamente para o crescimento exponencial das empresas. Mas como fazer com que essa parceria seja eficaz? Primeiro de tudo, é preciso entender o que é responsabilidade de quem.
Quais as competências do time de marketing
Com foco em atrair clientes em potencial para a o time comercial, a equipe de marketing fica responsável por desenhar estratégias de marketing que façam com que a marca seja vista pelo maior número de pessoas possível, através de conteúdos relevantes, que despertem a curiosidade do usuário e façam com que ele busque mais informações sobre a empresa.
Como aliados, os profissionais do marketing possuem as redes sociais, investimento em anúncios pagos, site, e estratégias de inbound marketing, além de recursos tradicionais do marketing, como anúncios em jornais, rádio, tv, panfletagem e outdoors.
Quais as competências do time comercial
Os objetivos da equipe responsável pelo comercial, é prospectar novos clientes, além de manter um relacionamento com os contatos gerados pelo marketing. É importante que o comercial entenda quais as necessidades e particularidades de cada cliente, para que possa montar propostas, dentro dos serviços oferecidos, que apresentem a solução dessas dores.
Uma forma eficiente de fazer esse acompanhamento, é o uso de um CRM, uma plataforma focada na gestão de relacionamento com o cliente, onde será possível acompanhar as negociações, desde a chegada do cliente em potencial até o fechamento do negócio.
A importância da comunicação entre marketing e vendas
Para que as estratégias de ambas as áreas sejam eficazes, é indispensável que haja uma comunicação clara e frequente entre elas desde o começo. Enquanto o marketing agrega com a expertise em formas efetivas de publicidade, o comercial entra com o conhecimento aprofundado sobre qual é o cliente ideal para a empresa.
Outro ponto que deve ser acompanhado em conjunto são os resultados das estratégias, a equipe de marketing precisa saber quantos negócios foram fechados com os leads gerados por suas estratégias, isso possibilitará a avaliação da necessidade de otimização para o aumento de resultados.
Outras informações que devem ser compartilhadas pelo time de vendas:
- As dores e dúvidas dos clientes;
- Os motivos da perda de venda;
- O número total de perdas de vendas por período;
- Quais as informações essenciais para um primeiro contato;
- Os diferenciais da sua marca frente ao mercado;
- O volume total de vendas realizadas;
- Os motivos que levaram a venda ser realizada;
- Os motivos do descarte de leads.
Quais as consequências do desalinhamento entre as equipes
Não manter um alinhamento eficaz entre marketing e vendas é um desperdício de esforços e dinheiro, uma vez que cada time trabalhará para o mesmo objetivo, porém sem concordância, o que acarretará em uma maior dificuldade no fechamento de novos contratos.
Por isso, é importante que, ao menos uma vez por mês, o que permitirá um acompanhamento mais próximo dos resultados, além de um debate sobre os próximos passos para otimizar os resultados.
Conclusão:
Em um mercado cada vez mais competitivo, a colaboração entre as equipes de marketing e vendas não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para o sucesso empresarial. O alinhamento eficaz desses departamentos pode impulsionar o crescimento exponencial de uma empresa.
Se sua empresa ainda não está aproveitando ao máximo essa sinergia entre marketing e vendas, você deve estar perdendo oportunidades de negócio. Aqui na Bicho Criativo, entendemos a importância dessa sinergia e estamos aqui para ajudar o seu negócio a alcançar seus objetivos de vendas por meio de estratégias de marketing inteligentes e integradas.
Nossos especialistas em marketing estão prontos para trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de vendas, desenvolvendo campanhas personalizadas, conteúdos relevantes e estratégias de captação de leads que apresentam resultados tangíveis. Não deixe o desalinhamento entre marketing e vendas prejudicar o potencial de crescimento de sua empresa. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar os objetivos idealizados.